segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O uso das tecnologias na educação

No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.


Os recursos tecnológicos na escola

É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.

Fonte: Grupo A por Renata Beduschi de Souza

Uso das novas tecnologias em sala de aula

A tecnologia também auxilia o professor na busca por conteúdos a serem trabalhados. O Google, por exemplo, criou um espaço próprio para a educação, o Google Play for Education – que será lançado no segundo semestre, sendo a versão em português ainda sem data de lançamento. A finalidade é auxiliar professores que buscam atividades educacionais com tecnologia. O programa faz uma peneira por disciplina e série para sugerir aplicativos educacionais específicos para tablets. O professor pode, por exemplo, criar um grupo da sala em que todos os alunos poderão acessar o aplicativo, facilitando a participação.


Hoje, com todos os avanços, existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes. A ideia não é abandonar o quadro negro, mas usar das novas tecnologias em sala de aula.

Fonte: Gazeta do Povo | Educação e Mídia

Sistema Multimídia Interativo - SMI
Prêmio Salão Design Casa Brasil 2013


No mundo digital em que vivem hoje crianças, jovens e adultos, os recursos de mídia são utilizados diariamente, integrando cada vez mais as pessoas com os recursos da internet. Pensando nisso, o SMI foi desenvolvido para que com o auxílio da tecnologia, palestras ou aulas possam se tornar mais atraentes e interativas, fazendo com que os participantes tenham um interesse maior no conteúdo apresentado. O SMI é uma lousa digital com projetor e um microcomputador integrados. É como um monitor gigante onde o apresentador acessa as informações diretamente na tela de projeção através de uma caneta eletrônica, que possui um botão de função semelhante ao botão direito do mouse.


Os conteúdos de uma palestra ou aula podem ser acessados diretamente de um CD óptico, pendrive  ou mesmo da Internet. As palestras ou aulas podem ser personalizadas durante a sua apresentação e armazenadas para um posterior acesso. Como exemplo é possível citar uma aula sobre Filosofia, onde o palestrante poderá apresentar um conteúdo inserido no SMI através de um pen drive e ao mesmo tempo fazer uma pesquisa na internet sobre o Filósofo Francês Jean Paul Sartre, complementando e enriquecendo a palestra com textos, imagens e filmes que podem ser acessadas em tempo real e até armazenadas para posterior discussão.


Existe ainda, a possibilidade de realização de uma gama enorme de outras atividades, que poderão ser realizadas com o SMI como: ensino de idiomas; capacitação à distância de alunos, professores e outros profissionais; exibição de filmes e programas em diversos formatos; realização de reuniões por videoconferência; realização de diversas experiências de laboratórios simuladas na internet e ainda pode ser utilizado como uma lousa convencional com canetas para quadro branco.


Resistente e de fácil manutenção o SMI possui dispositivos antifurto e antivandalismo que permite seu uso de forma intensa. Contém um reservatório chaveado que permite guardar os elementos móveis como um teclado sem fio. Possui videocâmera incorporada à estrutura para evitar furto e sistema de potencialização de som composto por 02 caixas acústicas e 01 amplificador, com um microfone auricular do tipo headset sem fio, permitindo o posicionamento do apresentador da forma mais didática possível e também preservando a sua voz. Também possui TV digital e analógica e possibilidade de conexão de TV à cabo.


Num mundo contemporâneo marcado pela globalização é preciso se adaptar e utilizar as novas tecnologias em favor do conhecimento, reforçando assim, um pensamento do Filósofo francês Jean Paul Sartre mencionado acima: “O homem precisa se inventar todos os dias”. 

Breve História da Empresa e dos Autores

Oppitz Soluções Tecnológicas é uma empresa do Grupo Cequipel e foi fundada no ano de 2000 pelo atual Diretor Mauricio Oppitz ocasião em que iniciou Paulo Joel Telles, atual Gerente de Produtos, com o objetivo de criar uma Carteira Escolar Informatizada. Com o transcorrer do tempo outros itens foram desenvolvidos e incorporados à linha de produtos da empresa, como Terminais de Autoatendimento.


Em 2005 o Designer Clécio Zeithammer ingressa na empresa com o objetivo de contribuir e auxiliar no desenvolvimento de novos produtos. Hoje é o Coordenador de Design de um departamento da empresa chamado de DDI (Departamento de Desenvolvimento Industrial). Em 2011 a empresa ganhou o Prêmio Indústria na categoria Móveis Institucionais com a Carteira Escolar Informatizada denominada “Desk One” no Concurso Salão Design Casa Brasil.


Sendo assim e como o próprio nome da empresa anuncia a Oppitz foi criada para desenvolver Soluções Tecnológicas e dessa forma vem trabalhando e norteando suas atividades até os dias de hoje.

Fonte: Maurício Oppitz

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