terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cequipel lança carteira informatizada para pessoas com deficiência


Grupo Cequipel está lançando no mercado brasileiro a carteira informatizada Desk One PNE para pessoas com deficiência. Com sede em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a Cequipel é o maior fabricante de mobiliário escolar da América Latina, além de ser apontada como uma das empresas mais inovadoras do Brasil em tecnologia para educação.


O novo produto é uma carteira convencional que, quando fechada e com o tampo basculante aberto, torna-se um computador com design e tecnologia de ponta. Um dos opcionais é o teclado com colmeia, que tem uma placa de acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla, para evitar que o usuário portador de deficiência motora pressione teclas indesejadas. As carteiras possibilitam a fácil acomodação de cadeirantes, pessoas com paralisia cerebral ou dificuldade locomotora. Sua estrutura conta com um minicomputador com monitor widescreen, mouse e teclados acoplados, além de chave com segredo, quatro níveis de altura e regulagem de ângulo, como nos notebooks.


A prefeitura municipal da cidade de Cerqueira César, no interior de São Paulo, adquiriu a carteira em prol da aluna Fernanda Roberto, 10 anos de idade. De acordo com a professora da instituição onde estuda a beneficiada, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José França Nogueira, Mariana Todescato, com a carteira informatizada a aluna pode desenvolver significativamente a parte motora em relação ao controle das mãos e também propiciou a melhora do seu desempenho em atividades que exigem concentração.


Desk One PNE foi desenvolvida com base dos preceitos da ergonomia, elemento prioritário em todos os produtos do Grupo Cequipel. “O projeto desta carteira é uma ramificação da ergonomia, adaptada a este público”, diz o coordenador de design, Clécio Zeithammer.



A utilização da Desk One PNE não se restringe somente aos ambientes escolar e empresarial, mas também é direcionada a usuários particulares, já que este é um produto único no mercado que está disponível para venda ao consumidor final.

A carteira informatizada

O equipamento consome 88% menos energia que um computador comum e opera interligado a um servidor de aplicações da internet. O programa permite que o professor coordene o conteúdo de acesso dos alunos na rede. “É o professor quem determina e libera o acesso ao uso da internet ou qualquer outro aplicativo. As características construtivas do produto preservam a interatividade entre o professor e aluno dentro da sala de aula.


Mais de 1.200 escolas já utilizam a carteira no Brasil e três países já contam com a estrutura montada pela Cequipel. Oito países ainda estão em negociação. Na cidade de Arajuno, no Equador, por exemplo, as crianças de comunidades indígenas já usufruem da tecnologia de 32 carteiras Desk One PNE. Na cidade de Bogotá, capital da Colômbia, os alunos do colégio Liceo Americano também utilizam as carteiras informatizadas.

Acesse: Apabb | Carteira Informatizada para Pessoas com Deficiência - PNE

Fonte: http://www.paranashop.com.br/home/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário